O Combate ao Sedentarismo

A-Importancia-dos-Habitos-Saudaveis-e-da-Pratica-de-Exercicios-Fisicos-na-Prevencao-de-Doencas-Cronicas-por-Carolina-Wasem

Carolina Wasem fala sobre a importância dos hábitos saudáveis e da prática de exercícios físicos na prevenção de doenças crônicas provenientes do sedentarismo.

Nos últimos anos, o estilo de vida moderno tem trazido uma série de avanços tecnológicos e comodidades que facilitam a vida. No entanto, essa evolução trouxe consequências negativas para a saúde, como o comportamento sedentário e o sedentarismo. A falta de atividade física regular tem se tornado uma preocupação crescente. Uma vez que está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

O que é sedentarismo?
O comportamento sedentário pode ser definido como qualquer atividade realizada em uma posição sentada ou deitada, com baixo gasto energético. Ou seja, é a falta de movimento f na sua vida. Com o avanço das tecnologias da informação e o aumento das atividades que envolvem o uso de dispositivos, como computadores, smartphones e televisões, muitas pessoas estão passando cada vez mais tempo em frente às telas, trabalhando, estudando ou se divertindo. Esse estilo de vida potencializa o sedentarismo. E pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer.

A falta de atividade física regular é um fator de risco significativo para o desenvolvimento dessas doenças crônicas. Quando não nos movimentamos o suficiente, nosso corpo sofre uma série de alterações negativas. A falta de exercício no nosso dia a dia afeta diretamente o metabolismo. Com isso, leva a um aumento do acúmulo de gordura corporal e à redução da massa muscular. Além disso, a atividade física ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde mental, emocional e social.

Sedentarismo em crianças e adolescentes
É importante ressaltar que o sedentarismo não se limita apenas aos adultos. Crianças e adolescentes também são acometidos por esse comportamento. Especialmente devido ao aumento do tempo gasto em atividades sedentárias, como jogar videogame e assistir televisão.

Isso pode resultar em problemas de desenvolvimento, falta de condicionamento físico, gerando ansiedade, depressão e predisposição a doenças crônicas desde a infância. Portanto, é fundamental incentivar nossas crianças e adolescentes a praticar atividades físicas desde cedo. O que dá muito certo é aplicar a ludicidade, nada melhor do que brincar, estar em movimento, e de forma leve e descontraída aprender novas habilidades, trabalhando o lúdico de cada criança. Sempre visando a saúde e melhorando o estilo de vida, contribuindo para que este hábito perdure durante a vida.

Como deixar de ser sedentário?
Aderir hábitos saudáveis dedicando uma parte do nosso tempo para a prática de exercícios físicos de preferência com regularidade é a maneira mais eficaz de combater o sedentarismo e prevenir doenças crônicas. Os exercícios físicos trazem uma série de benefícios para o organismo, auxiliam no controle do peso corporal, promovem o fortalecimento muscular e a melhora da flexibilidade, aumentam a resistência cardiovascular, melhoram o humor e a qualidade do sono, além de reduzirem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Adotar um estilo de vida saudável e ativo não significa necessariamente se dedicar a atividades extenuantes e de alta intensidade. Para alcançar benefícios para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendação é de no mínimo 150 a 300 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. 2 dias por semana de exercícios para fortalecimento muscular ou 75 a 150 minutos de AF aeróbica vigorosa para adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. A prática pode ser dividida em sessões menores ao longo do dia, sendo assim, viável para todos e com metas atingíveis, conforme a realidade de cada um.

No entanto, é importante lembrar que você escolha uma atividade física e ou exercício físico que seja prazeroso. Que te traga alegria, porque nada que é forçado se sustenta.

Carolina Wasem

Carolina Wasem, Profissional de Educação Física e Empresária. Ex Atleta e Ex Técnica de Patinação Artística, Autora e Colunista na área da Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida.

Site: https://carolinawasem.com
Instagram: https://www.instagram.com/carolinawasem
Youtube: https://www.youtube.com/c/CarolinaWasem
Facebook: https://www.facebook.com/cwasem.edf
E-mail de Contato: contato.carolinawasem@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima