Carolina Wasem fala sobre o envelhecimento e vida saudável: “É fundamental ressaltar que quanto mais ativos somos, mais saudáveis estamos”.
O envelhecimento é um processo fisiológico natural, onde não há medicamento para evitá-lo, porém, há maneiras de prevenir as atenuações da idade. Quando se trata dos avanços no processo de envelhecimento, pensamos em como amenizar as perdas, e melhorar a qualidade de vida do idoso. Envelhecer de forma saudável, é a melhor alternativa para se ganhar longevidade e independência física.
Antigamente, uma pessoa morria por velhice, por volta dos 50-60 anos. A conclusão natural é, de que tanto os avanços da medicina moderna quanto as iniciativas na área de saúde pública nos ajudaram a viver mais. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 chega aos 77 anos, de acordo com informações da Tábua de Mortalidade.
A população, em geral, com maior vitalidade, está buscando manter sua saúde através da atividade física e ou exercício físico e uma alimentação equilibrada depois dos 60 anos e descobrindo os prazeres da vida ativa, retardando as doenças da velhice, e algumas patologias que hoje são mais decorrentes por conta do sedentarismo, como as doenças metabólicas (conjunto de fatores de risco que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e obesidade).
Quando falamos de Saúde independente de idade cronológica, devemos sempre pensar da seguinte forma:
Que Saúde não tem preço, Saúde tem valor!
Um das perdas mais significativas no processo de envelhecimento são as alterações musculoesqueléticas, como diminuição da massa muscular, força e velocidade de contração muscular, podem afetar o controle postural e equilíbrio dos idosos. Estes aspectos contribuem negativamente na capacidade funcional e cognitiva, podendo também causar sintomas depressão e ansiedade.
“É fundamental ressaltar que quanto mais ativos somos, mais saudáveis estamos.”
Além de ser uma ótima ferramenta preventiva, a atividade física e ou exercício físico é o melhor remédio não-farmacológico para tratar qualquer tipo de doença, quando prescrito e orientado por um profissional da Educação Física.
Outro motivo pelo qual os idosos buscam uma melhor qualidade de vida e atividade física é o desejo de manter relacionamentos sociais e participar de comunidades. Ao participar de programas de exercícios em grupo, como aulas de ginástica, caminhadas em grupo ou dança, eles têm a oportunidade de conhecer outras pessoas da mesma faixa etária e compartilhar experiências. Essas tristes sociais são angustiantes para a saúde emocional e mental dos idosos, ajudando a combater a solidão e o isolamento social.
Pensando em deter os sintomas relacionados ao envelhecimento, vou dar DICAS de como se manter saudável, ativo e cheio de vida, garantido um melhor bem-estar e qualidade de vida.
- Mexa-se! Faça caminhadas regularmente;
- Cuide da hidratação – Beba água manhã, tarde e noite;
- Coma bem e sem excessos – Alimentação nutri o corpo;
- Exercite a mente – Participe de jogos;
- Divirta-se! Converse, socialize, realize viagens;
- Fique longe de preocupações – Não fique estressado;
- Mantenha relações afetivas- Conviva com a família e amigos;
- Evite hábitos nocivos – Tabaco, excesso de álcool;
- Durma bem – Relaxe e recarregue as baterias;
- Mantenha-se bem humorado – De muita risada!
Carolina Wasem, Profissional de Educação Física e Empresária. Ex Atleta e Ex Técnica de Patinação Artística, Autora e Colunista na área da Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida.
Site: https://carolinawasem.com
Instagram: https://www.instagram.com/carolinawasem
Youtube: https://www.youtube.com/c/CarolinaWasem
Facebook: https://www.facebook.com/cwasem.edf
E-mail de Contato: contato.carolinawasem@gmail.com